MACAPÁ

MACAPÁ
Fortaleza de São José de Macapá

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MATÉRIA DE SAÚDE


Fones de ouvido podem levar à surdez!


Segundo fonoaudiologos, o fone de ouvido pode trazer estado de surdez para quem o utiliza com muita frequencia ou, com o volume inadequado ao sistema auditivo.

O constante uso de fones de ouvido podem levar à surdez permanente, segundo especialistas, o zumbido é o primeiro sintoma de perda de audição.
O acessório já faz parte do cotidiano das pessoas, seja no ônibus, na academia, no trabalho ou até mesmo, numa simples caminhada, nos exemplos citados, dificilmente você encontará pessoas sem os fones. Para muitos, os fones de ouvido soam como alternativas de se livrar do barulho ou da sensação de calmaria do ambiente, tornando-se dessa forma, um recurso cada vez mais comum entre os adultos, adolescentes e até crianças (que usam o acessório para tornar mais intensos os barulhos dos joguinhos eletrônicos).
Porém, é precisa estar em alerta. Pois, aumentar o volume do som que vai para os fones de ouvido, para ficar acima dos sons do ambiente ou ficar muito tempo o utilizando pode provocar perda na audição. Segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, uma pessoa que fica exposta a um ruído de 90 decibeis, por quatro horas ao dia, poderá desenvolver uma perda auditiva. Ficar muito tempo com os fones ouvindo música, pode ser tão prejudicial quanto ficar exposto aos ruídos dos ambientes, portanto, antes de colocar este acessório tão comum, pense bem, porque apartir desse momento, você pode estar contribuindo para que sua audição seja prejudicada. Realmente, tudo na vida depende de ponderação, e neste caso, a sua consciência saudável deve falar mais alto. Só depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário